Uma prosa sobre cortinas! Parte 1

Padrão
Uma prosa sobre cortinas! Parte 1

Olááá! Tudo bem por ai?

Estou fazendo as cortinas para minha nova casa. Lógico que aos poucos porque os preços dos tecidos estão de doer e fazer uma cortina só por fazer não é comigo. Uma boa cortina tem que ter pano o suficiente para deixá-la deslumbrante, vistosa, funcional e imponente.

Ao saber que estou confeccionando minhas pimpolhas, minha prima ELZA me metralhou de perguntas antes de começar a fazer as cortinas  dela. Adoraria estar ao seu lado para fazermos juntas, mas moramos a + – 1,700 km de distância.

Distancia.png

Aí fica difícil, né ?! Sendo assim, resolvi fazer esse post não só para ajudá-la como também, compartilhar as minhas experiências com mais alguém, eu espero!

Então vamos lá!

Parte 1

Na minha opinião, antes de definir sobre quais os tecidos ou modelos de pregas que formarão as suas cortinas, é preciso primeiro escolher o tipo de suporte que será utilizado. Mas por que isso? Porque nem de todos os tecidos ficam bem em determinados modelos de prega e nem todas como pregas ficam bem em varões ou trilhos e por ai vai …

E qual escolher?

Varões, trilhos suíços, trilhos convencionais em alumínio, cabos de Aço …?

Qual a cor? Fino ou grosso? Duplo ou simples?

Os tipos mais usados:

  1. Varão

 Existem de Vários Tipos de materiais Como: madeira, Alumínio Polido, Aço inox, ferro polido, ferro pintado com diversas cores inclusive imitando madeira…

cortinas-en-DECORACAO-10293-MLB20026545878_012014-YDGtubotabacoduplo-madeira_2kit_de_varao_aco_revestido_branco_1,50m_19mm__87743453_0001_600x600KIT-varo-duplo-3-metros-19 milímetros-x-19 milímetros-para-cortinas-dourado-10235-MLB20026551789_012014-O1aaaaa

Eu não morro de amores por eles! Acho que  a cortina só fica elegante se for um tipo certo para um determinado ambiente. Na minha opinião, na maioria das salas, deve-se utilizar um varão em aço inox ou metal dourado, de espessura delicada e com uma belíssima ponteira.

A não ser que esta sala pertença a uma casa com uma decoração rústica, como um chalé em Campos do Jordão, Gramado …, neste caso, eu usaria um varão de ferro fundido, ou cobre, ou na cor ouro velho.

Mais ou menos assim

Ponteira 2.png cobre


 

Como ou onde fixar esses tipos de varão

Há suportes de variados tipos e necessidades.

Caso queira embuti-los por dentro de sancas ou fendas nos tetos de gesso, existem modelos específicos para essa finalidade, que parafusam diretamente no teto. Eles estão disponíveis tanto para varões unitários como para varões duplos e triplos.

1eee


 

Já Os Mais utilizados São OS Que São fixados Direto na Parede Onde receberá como cortinas. Estes also São encontrados tanto parágrafo varões Unitarios Como Pará Duplos e triplos.1f.png


Agora se a sua cortina for instalada entre duas paredes laterais, ou um vão de uma porta ou janela, existem estes suportes que são encontrados com valores mais acessíveis em home centers ou casas de Construções.

   1e


1ee

Suportes para prender o varão nas paredes laterais



      2. Trilho Convencional em Alumínio –  Aquele do Tempo de Nossas Avós

São mais fáceis de serem encontrados, são bem mais baratos e acomodam diversos modelos de cortinas. Eu adoro esse!

Modelos Quadruplo, triplo ou duplo?

 

e122925fe435dc4d0807eefadca0cf9d0

Eu uso assim, se minha cortina não tiver forro eu utilizo um trilho duplo. Já se a cortina for de tecido leve (voal ou voil) e também tiver um forro de tecido leve , eu continuo usando o trilho duplo .

Se a cortina a cortina possuir um tecido mais encorpado  + um forro de tecido encorpado ou fino , eu uso o trilho triplo mas deixo o trilho do centro vazio. Por que? Para a cortina da frente correr melhor.

Mas se for preciso usar, uma cortina de tecido + forro + blackout , o ideal de é adotar um trilho quádruplo. Neste Caso, você escolhe qual o trilho que ficará vazio. Eu deixaria o que fica entre o forro e o blackout. Para ele não fazer tanto volume por trás do forro. Só para lembrar, o tecido blackout além de pesado fica muito volumoso caso faça sua confecções com muitas pregas.


Rodízios utilizados para esse tipo de trilho

 

Rozízio.png

Os dois possuem a mesma função que é sustentar a cortina ao trilho.

O rodízio plástico, por não oxidar, é ideal para casas em cidades litorâneas.

Na minha opinião, o de material plástico não desliza tão bem quanto o rodízio de metal.


 

Terminal de Trilho para cortina (para trilho convencional)

Seu papel e essencial por não permitir que a cortina escape do trilho.

Também servem para imobilizar a cortina nas extremidades. Como assim? É só você dar uns pontinhos com agulha e Linha fixando sua cortina no terminal, assim ela só abrirá em um único sentido. É  ideal para portas e janelas com aberturas centrais.  Terminal parágrafo cortina.png


Como ou onde fixar esse tipo de trilho

Primeira Opção

Você pode fixar o trilho diretamente no teto por dentro da sanca ou fenda feita no teto de gesso própria para essa finalidade. Se a cortina for muito pesada, pergunte primeiro ao gesseiro para saber se haverá problemas futuros.

 Segunda Opção

 Pode ser preso com esse suporte para trilho em L (assim que ele é chamado). Neste caso você escolhe qual a altura ideal para instalação de sua cortina pois esse suporte é fixado na parede.

051e54bc8cec1587bbabe9c8fd43c7220

Uma Dica !!!

Agora caso vocês não tenham uma sanca para embutir o trilho, eu aconselho que encomendem um bandô em MDF ou mesmo de uma madeira mais leve com um marceneiro. E laqueá-la na cor de sua preferencia. Seria Melhor se ficasse semelhante a uma sanca de gesso.

Se o ambiente onde receberá essa cortina ainda não possui nenhuma moldura de gesso no teto, aproveite a ocasião e faça esse investimento!

Veja abaixo como fica mais elegante.

1aaaa.png

1b

1c



3- Trilhos Suíços

Gente, vocês nem imaginam quantos modelos existem. Uns com preços + – justos, outros (a maioria) com uns preços … Mas o que importa é que os trilhos suíços são perfeitos! Os rodízios deslizam muito bem, alguns modelos você pode até motorizá-los e acioná-los com controle remoto.

Realmente existe uma variedade muito grande, por isso, eu aconselho que comprem seus rodízios no mesmo local onde comprarem o trilho, para não dar diferença no encaixe proporcionando dificuldades para deslizar, se contar que ainda correrá o risco do rodízio nem entrar no trilho. 

Aqui estão alguns modelos:

02  thumb.jpg

trilho 957201-S-MLB20297183452_052015 DSC_0310Fita-wave-Efeito-ilhos-em-trilho-Suisso-tubo-Fita-smart-13856-MLB218281345_7967-F

Esse trilho possui fita wave para costurar na cortina e fazer o efeito ilhós (para cortinas com modelo de pregas paulistas ou wave), Caso utilize esse tipo de trilho, não será preciso instalar ilhós ao tecido de sua cortina. 


Modelos de rodízios para trilhos suíços

Eles são essenciais para fixar a cortina ao trilho. Mas  tem um porem, há diferenças de tamanhos. Até onde eu sei, existem os de encaixe mini e encaixe médio. Sendo assim, como eu já tinha comentado, procuro adquirir  seus rodízios no mesmo local onde comprará o seu trilho Suíço, ok!

rodizio suiço.png

rodizio-p-cortina-plastico-branco-pacto-100-pcs-r-1700-14614-MLB2772960573_062012-O


Modelos de terminais para trilho suíço

Sim. Esse modelo de trilho também necessita usar terminais, pois ninguém aguenta ficar vendo nossas charmosíssimas cortinas despencando pelos cantos das portas e janelas, não é?

1AA

Pronto pessoal! Já Chega de varões e trilhos, né?

Agora é só escolher o que mais atende a suas necessidades e vamos ao próximo passo . Até mais!

 

Deixe uma Resposta

